O que fazer em caso de sinistro de seguro de carga – em território nacional:
Para entender os procedimentos é necessário primeiramente conhecer as empresas e pessoas envolvidas ou designadas a cumprir algum papel no processo de sinistro.
O que é sinistro de seguro de carga?
Mas, afinal, o que é sinistro de carga? Trata-se especificamente da concretização dos eventos súbitos e inesperados previstos na apólice, como acidentes com a carga, roubo, furto, queda da aeronave, naufrágio…etc.
Procedimentos em caso de sinistro (acidentes com a carga, roubo ou furto)
A central de atendimento vai pedir detalhes sobre o acidente, veja algumas perguntas comuns:
Assim que for feito o “Aviso de sinistro” a seguradora irá criar um processo interno com uma numeração, este será o número do sinistro. Aberto o processo de sinistro a seguradora vai designar a uma empresa reguladora que será a responsável por:
A reguladora vai recolher cópia de documentos com o motorista, despachante o responsáveis no local do acidente, e o que faltar poderá ser enviado posteriormente pela empresa segurada.
Quais documentos apresentar no processo de sinistro de seguro de carga?
Para dar seguimento ao processo de sinistro, avaliar e comprovar o evento, a seguradora exige o envio de alguns documentos por parte do segurado.
Sinistro de acidente com a carga
Sinistro de roubo ou furto da carga
O que acontece em casos de perda total no seguro de carga?
De acordo com as condições gerais do seguro de transporte, estabelecidas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a consequência do sinistro de carga será considerada perda total sempre que o prejuízo for igual ou superior a 75% do valor do objeto segurado.
Quais são os prazos para a indenização?
Depois de receber toda a documentação que comprove a causa, natureza e extensão da perda ou dano material sofrido pela carga, a seguradora dá início ao processo de avaliação de sinistro.
A SUSEP determina que a seguradora deve efetuar o pagamento da indenização no prazo máximo de 30 dias a partir do recebimento de toda a documentação.
No entanto, vale ficar atento, pois, se o analista advertir a falta de um documento, o prazo fica suspenso até a entrega do mesmo, quando o prazo volta a contar novamente.
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