Procedimentos em caso de sinistro

Procedimentos em caso de sinistro do seguro empresarial

Alguém invadiu a sua empresa?

Ocorreu um incêndio, explosão ou curto circuito?

Furtaram eletrônicos, móveis, mercadorias ou máquinas?

Caiu um raio no seu prédio e queimou equipamentos?

A tubulação estourou?

 

Calma, siga os passos abaixo:

  1. Mantenha a calma e de forma segura e prudente faça o que estiver ao seu alcance: Ligue para o corpo de bombeiros em caso de incêndio ou ligue para o 190 (Polícia Militar) em caso de roubo ou furto. Preste socorro se houver feridos, ajude no que puder para evitar que pessoas se machuquem.

 

  1. Faça o Aviso de sinistro: Comunique a seguradora sobre o sinistro, seja por telefone ou internet. É importante informar a data, hora, bens que foram danificados e possíveis causas, comunicando detalhadamente o que aconteceu.

 

  1. Tomar providências cabíveis para diminuir os prejuízos, como sinalizar, isolar o local e preservar as partes danificadas quando possível.

 

  1. Não altere a cena do crime, não troque fechaduras ou qualquer coisa que possa dificultar que a inspeção comprove um furto, por exemplo, como portas arrombadas ou janelas quebradas.

 

  1. Aguarde a autorização da seguradora para qualquer reforma ou reconstrução.

 

  1. Informar a seguradora qualquer notificação judicial, extrajudicial ou administrativa decorrente do sinistro.

 

  1. Atenção: não se deve fazer nenhum acordo, assumir responsabilidades ou despesas, sem o aviso ou consentimento da seguradora ou de seus advogados.

 

Vistoria no imóvel

As seguradoras sempre fazem vistoria para constatar a veracidade dos fatos, levantar os prejuízos e enviar relatórios a seguradora. Após seguir os passos acima, a visita do inspetor designado pela seguradora deve ocorrer nas próximas horas. Ele vai solicitar cópia de documentos.

 

Documentos necessários para análise e pagamento da indenização

Os documentos solicitados pelas seguradoras mudam conforme o sinistro, porém listamos os mais comuns:

  • Comunicação de aviso de sinistro
  • Especificação dos prejuízos ocorridos
  • Boletim de ocorrência da polícia
  • Laudo dos bombeiros
  • Orçamento dos reparos/substituições
  • Fatura ou nota fiscal dos reparos/substituições
  • Comprovante de propriedade (documentos de cartório, inventário etc)
  • Comprovante de despesas feitas em combate ao sinistro

Importante lembrar que as seguradoras podem solicitar documentos complementares e apresentar procedimentos diferentes, cada seguradora tem seus próprios procedimentos.

 

Utilização das assistências

Os serviços de assistência a residência geralmente são limitados a três atendimentos por vigência (período de 12 meses). Fique atento pois existem coberturas de assistência que o cliente só pode acionar em caso de sinistro (incêndio ou acidente pessoal com o segurado).

Exemplo de assistências comuns que podem ser acionadas sem a ocorrência de sinistro:

  • Reparos Hidráulicos e Elétricos
  • Chaveiro comum, instalação chave-tetra
  • Troca segredo de fechaduras
  • Reparos de Telefonia
  • Vidraceiro
  • Reparos em Eletrodomésticos: refrigerador, geladeira e frigobar, congelador (freezer), máquina de lavar roupa/tanquinho/centrífuga, maquina de lavar louça, máquina de secar roupa, fogão a gás, microondas, reversão de fogão, geladeira side by side, lavadora lava e seca.

 

Exemplo de assistências que só podem ser acionadas se ocorreu um sinistro:

  • Cobertura provisória de telhados
  • Segurança e Vigilância
  • Limpeza
  • Transferência de móveis
  • Hospedagem

 

Sentinela Corretora vai te ajudar

Os primeiros passos são essenciais para uma regulação ágil do sinistro, não pode haver informações equivocadas ou narrativas que não batem com a realidade, por isso, o segurado deve ser responsável pelo aviso do sinistro e também tomar as primeiras medidas de segurança, como acionar a polícia ou bombeiros.

Depois disso, recebemos o relatório e ajudamos o segurado com o processo de sinistro. Intermediaremos o envio de documentos caso sejam necessários e trataremos diretamente com os analistas do sinistro sobre o processo de sinistro em andamento. O objetivo é garantir que tudo seja feito da forma mais correta, profissional e com a agilidade.


 

A Sentinela Corretora de Seguros é uma plataforma digital de distribuição de seguros, atuando na condição de prestadora de serviços de corretagem de seguros. Todos os seguros comercializados são garantidos pelas seguradoras mais renomadas do país, registradas e reguladas pela Superintendência de Seguros Privados. Sentinela Fiel Corretora e Administradora de Seguros Ltda. – CNPJ 10.954.511/0001-04 – Registro SUSEP nº 202041723 – São Paulo/SP.