Procedimentos em caso de sinistro

Um resumo dos passos que você terá que fazer:

  • Mantenha a calma
  • Providencie socorro (Se alguém está ferido ajude essa pessoa chamando o socorro)
  • Comunique as autoridades através do 190 Polícia Militar ou 193 Bombeiros se for o caso.
  • Ligue para a seguradora e faça o “Aviso de Sinistro”
  • A seguradora vai solicitar os documentos necessários para análise do sinistro
  • Envie os documentos solicitados para o e-mail ou para o canal de comunicação de sinistro da sua seguradora
  • É sempre bom confirmar se todos os documentos foram recebidos no destino.
  • De posse dos documentos, a seguradora fará uma conferência, analisando todos eles
  • Se por acaso faltar alguma coisa ou precisar de documentos complementares a seguradora vai te avisar. Por isso é importante informar corretamente seus dados de contato.
  • Estando tudo ok a seguradora vai programar a data do pagamento da indenização.

Veja os procedimentos em detalhes:

SINISTRO – ROUBO / FURTO

As principais ações devem ser tomadas quando acontecer roubo ou furto do veículo:

  • Mantenha a calma, nunca reaja ao assalto. 

  • Providencie socorro: Se houver vítimas ou feridos, providencie o socorro acionando as autoridades locais (bombeiros, polícia, resgate etc.).

  • Comunique imediatamente a ocorrência às autoridades policiais pelo telefone 190.
  • Acione a empresa de rastreamento se o veículo possuir tal equipamento instalado e ativo.
  • Registre a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima da ocorrência. Em caso de furto, verifique se a Secretaria de Segurança Pública do Estado permite a comunicação do evento pela internet, boletim de ocorrência pela internet.
  • Faça o aviso de sinistro a seguradora assim que possível, utilize os telefones da Central de Atendimento – Assistência 24h, selecionando a opção “Aviso de Sinistro” na URA da central de atendimento.
 

Após a finalização da comunicação do sinistro, a seguradora encaminhará uma solicitação de documentos ao seu Corretor de Seguros. No entanto, para agilizar seu atendimento, incluímos a relação de documentos básicos necessários ao seu sinistro:

  • CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do veículo do exercício atual (original);
  • Cópia dos documentos pessoais (CNH) e de um comprovante de residência/endereço (água, luz ou telefone), emitido nos últimos 3 meses, do proprietário legal do veículo segurado – conforme CRLV;
  • Contrato social se o proprietário legal do veículo for pessoa jurídica (empresa);
  • Termo de responsabilidade sobre multas e débitos existentes até a data do sinistro e Autorização de Crédito de Indenização e Quitação de Sinistro. Seguradora enviará um modelo;
  • DUT – Certificado de Propriedade do veículo com firma reconhecida por autenticidade (original).

Para veículos com débitos de financiamento, leasing ou com equipamentos instalados como kit gás e blindagem, documentos adicionais são adicionados a esta relação.

Demais documentos podem ser solicitados durante a regulação do sinistro, mediante dúvida ou necessidade fundada e justificável, sendo encaminhada a solicitação ao seu Corretor de Seguros.

Lembrando que o veículo deverá estar totalmente livre de restrições e débitos para a liquidação do sinistro e que o pagamento da indenização sempre será realizado ao proprietário legal do veículo (aquele que consta no registro oficial do Detran).

Em caso de localização do veículo antes do recebimento da indenização, é necessário comunicar imediatamente à seguradora, informando se existem avarias que justifiquem a utilização da cobertura do seguro, uma vez que passa a se tratar de um sinistro de danos parciais sujeito a pagamento da franquia contratada. Devem também ser apresentados os respectivos documentos de recuperação do veículo fornecidos pela autoridade policial: Auto de Apreensão e Auto de Entrega.

Prazo para indenização:

A seguradora de posse de todos os documentos necessários para a análise e regulação do sinistro, tem um prazo de 30 dias para realizar o pagamento da indenização. As grandes seguradoras realizam o pagamento dentro de 15 ou 20 dias no máximo. A indenização sempre será depositada ao beneficiário proprietário legal do veículo, aquele que consta no documento do carro.


 

A Sentinela Corretora de Seguros é uma plataforma digital de distribuição de seguros, atuando na condição de prestadora de serviços de corretagem de seguros. Todos os seguros comercializados são garantidos pelas seguradoras mais renomadas do país, registradas e reguladas pela Superintendência de Seguros Privados. Sentinela Fiel Corretora e Administradora de Seguros Ltda. – CNPJ 10.954.511/0001-04 – Registro SUSEP nº 202041723 – São Paulo/SP.